Quando montamos uma equipe, temos em mente que cada uma das pessoas precisa ter habilidades específicas para cada função e ferramentas eficazes para termos os melhores resultados, uma base de dados atualizado é fundamental.
Mas afinal, habilidade é algo que pode ser aprendido?
Quando nascemos, precisamos aprender a fazer coisas básicas, como andar e falar e o corpo desenvolve isso por sobrevivência e observação.
No entanto, ao aprender a falar, você não se tornou o melhor comunicador instantaneamente ou quando aprendeu a andar, precisou de um tempo para aprender a correr e nem por isso se tornou um atleta – ou pode até ter se tornando, mas, com toda certeza, não foi do dia para a noite.
Alguém que desejou ser um corredor profissional, precisou de treinos e muita disciplina.
Pessoas que sonham em cantar, precisam de exercícios diários de voz, entender de musicalidade, treinar o ouvido e a respiração.
O fato é que estamos acostumados a olhar quem admiramos pelos feitos realizados e, muitas vezes, não paramos para analisar o caminho percorrido.
Quando alguém tem naturalidade para algo, chamamos de vocação, mas se essa vocação não for lapidada, não será habilidosa e de nada servirá.
Portanto, habilidade nada mais é do que aprendizado.
Tudo, absolutamente tudo, pode ser ensinado.
E quanto mais você treinar, melhor ficará.
O caminho para uma venda: você conhece?
O primeiro passo para uma venda, acontece antes mesmo do prospect entrar na sua loja ou no seu site.
É necessário que o vendedor tenha uma base de dados atualizada para prospectar o cliente no momento certo.
Além de conhecer muito bem o produto e o mercado, para saber exatamente onde e como prospectar.
Quando o cliente demostrar interesse na solução ou produto, o tratamento que o vendedor oferecer fará toda a diferença para finalizar a venda.
Educação e sutileza são extremamente importantes nessa etapa, esteja aberto para ouvir, mostre-se interessado e apresente o produto de forma eficiente.
É sua missão captar a atenção do prospect e deixar a melhor impressão possível.
Após ouvir e entender, você precisa adaptar o seu produto a real necessidade desse cliente.
Nesse momento, você precisa estar munido de bons argumentos, mostre qual característica do seu serviço pode resolver o problema do seu cliente.
Dê exemplos de como foi solucionado o problema de alguma empresa parecida
Faça seu serviço ou produto ser objeto de desejo desse prospect.
A partir do momento que você fisgou esse cliente, entrar no assunto valores, pode ser espinhoso.
Pense em quantas negociações estavam indo bem até chegar no valor e o prospect desistir daquela proposta.
Ninguém gosta de ter problemas sem soluções.
Por isso, é necessário saber, de fato, vender seu produto para solucionar o problema do cliente.
Faça o cliente entender que o valor não está sendo gasto, mas sim investido na solução correta.
O caminho é longo, mas não acaba por aqui, pois fazer um prospect virar cliente é algo trabalhoso, mais trabalhoso ainda será perder esse cliente e tentar fazê-lo voltar.
Além de bem mais caro, convenhamos.
Invista em um ótimo pós-vendas, esteja atento e ofereça ajuda.
Ligue para sua base, mande e-mails, pergunte se a ferramenta/produto/serviço está como o esperado, seja gentil e presente.
Nesse momento, você também pode oferecer outros produtos para complementar, mostre que você sabe do que está falando.
A tática de fidelizar clientes exige muita habilidade e essa habilidade é lapidada no dia-a-dia.
Você sabe quais qualidades são importantes e merecem ser fortalecidas?
- Seja um verdadeiro solucionador de problemas
Saiba inovar
Quando você entende seu negócio, fazer prospecção deixa de ser um bicho de sete cabeças.
Afinal, você já entende que seu produto tem o poder de solucionar problemas de um ou mais nichos específicos.
Alguns prospects podem chegar até você com problemas que para eles é insolúvel ou que já até tentaram resolver com seu concorrente e estão desacreditados.
Procure agir de forma segura sempre, e mostre outros problemas parecidos que você ajudou a solucionar.
Seja criativo nessa hora para mesclar os problemas do seu possível cliente com todas as ferramentas que você tem a oferecer.
- Saber usar as ferramentas certas
Como anda sua base de dados?
Para vender, você precisa conhecer seus prospects e entrar em contato com cada um deles – algumas vezes até de maneira personalizada.
Contar com uma base de dados atualizada é a decisão mais inteligente para o seu negócio, imagine quanto tempo você pode economizar com uma base de dados higienizada.
Não precisar procurar por horas o telefone ou e-mail de um prospect.
Ou eliminar dados desatualizados e fortalecer os existentes.
Por isso, saber usar as ferramentas corretas é uma habilidade indispensável em um vendedor.
Veja também: http://noticias.unitfour.com.br/2019/08/07/invista-em-atualizacao-cadastral/
- Prospecção
Antes de um vendedor, você precisa ser um comunicador incrível!
Certamente você já ouviu aquela história de que um bom vendedor é o que consegue vender qualquer coisa.
Mas essa teoria está completamente errada.
Um bom vendedor é o que mostra as qualidades do seu produto de maneira tão segura e inteligente que implanta o desejo no consumidor de forma tão valiosa que faz seu produto virar objeto de consumo.
Pense que alguém que chega ao seu produto, muitas vezes já fez algumas cotações com os concorrentes ou leu alguns artigos na internet.
E aí que sua comunicação precisa trabalhar!
O corpo fala e irá te entregar.
Estude o seu mercado e produto a fundo, saiba quais são os gatilhos que irão gerar resultados.
Nada de insegurança nesse momento, tenha em mente o que o seu produto faz, qual é a sua melhor solução, o porquê da sua ferramenta ser a melhor e enalteça isso.
- Inteligência Emocional
Aprender com os acertos é fácil, o que fazer com os erros?
Pra cada acerto, comemore!
E aprenda com cada erro, tenha humildade para verificar o que pode ter acontecido e trabalhar melhor as suas fraquezas.
Pergunte-se sempre o que você poderia ter feito de melhor para aquele prospect que parecia tão inclinado a virar cliente, mas no meio do caminho, a comunicação foi perdida.
Entenda que muitas vezes o motivo foi externo.
O cliente ainda não estava preparado para usar sua ferramenta ou serviço, algumas vezes o fator decisivo foi o valor.
Mas, mesmos nessas situações, o que você poderia ter feito de melhor?
Uma negociação mais amigável? Ter sido ainda mais paciente e criativo na hora de demonstrar o serviço?
Questione e principalmente, assuma para você que nem tudo está ao seu controle, mas o que estiver, pode ser sempre melhorado.
Assumir nossos erros não tem nada a ver com fraqueza, pelo contrário, é sinal de que estamos dispostos a melhorar.
- Seja incrível também no pós-vendas
Tenha uma base de dados atualizada e fale com seus clientes
Pense em todo relacionamento que foi construído até aqui com seu cliente, a venda não acaba após a finalização do pedido.
Esteja presente e saiba exatamente o que está acontecendo com seus clientes.
Mudanças acontecem rapidamente, principalmente no meio corporativo, e quando se tem uma carteira de clientes é muito arriscado contar com processos manuais.
Utilize ferramentas para automatizar seu trabalho e garantir que nenhuma informação será perdida no processo.
Para manter a comunicação de maneira rápida e eficaz, é imprescindível manter os dados atualizados.
Trate seu cliente com a mesma importância que ele foi tratado quando era um prospect.
Apresente novas ferramentas, tire dúvidas e mostre-se sempre disponível.
Veja também: http://noticias.unitfour.com.br/2019/08/30/prospeccao-de-clientes/
E como a UnitFour pode te ajudar?
É indispensável que sua empresa tenha um banco de dados completo e atualizado.
É através desse banco de dados atual que você vai ter acesso aos dados de seus clientes e fornecedores.
Se você já tem uma base, nós fazemos o fortalecimento do seu banco de dados com as informações mais atuais dispostas pela nossa equipe.
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A ferramenta ainda permite a customização de layout do arquivo conforme a sua necessidade, com as informações que você deseja receber.
Trabalhe com localização de clientes com dados mais completos e atualizados, para empresas de diversos segmentos, como bancos, empresas de cobrança, escritórios de advocacia e entre outros.
Com ele você terá acesso a informações completas de pessoas físicas e jurídicas de maneira dinâmica, prática e rápida. Obtenha dados completos de clientes, leads e público alvo.
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