Você se lembra quando foi a última vez que fez um tratamento de dados na sua base?
Com o passar do tempo, principalmente na virada do ano muitos dados ficam desatualizados, devido a mudança de endereço, executivos mudando de cargos ou empresas, entre outras informações que acabam se perdendo.
O processo de tratamento é delicado e minucioso. Ter o cuidado com cada etapa, com cada dado adicionado ou retirado de uma base é muito importante, pois o relacionamento de uma empresa com seu cliente ou prospects depende disso.
Com uma base atualizada e qualificada, você pode aumentar vendas e melhorar a assertividade das suas ações.
Entenda porquê você deve começar a investir no tratamento ainda hoje! Nesse artigo vamos esclarecer sua importância e os 6 motivos pelos quais sua empresa pode investir nesta solução, confira:
Higienização de dados
A higienização é um método que tem como objetivo limpar, tirar os duplicados, padronizar e organizar um conjunto de informações. É ideal para empresas que já possuem uma base de dados, mas estão desatualizados, incorretos ou duplicados.
Quando se faz higienização através do tratamento de dados, o foco é aumentar a produtividade e a assertividade das informações na hora de realizar uma campanha, cobranças entre outros.
Alguns processos que passam pela higienização:
- Padronizar endereços, nomes das ruas, bairros, cidades e UF;
- Corrigir telefones;
- Eliminar espaços em branco;
- Confirmar ou corrigir CPF.
Conheça mais sobre a Higienização de dados
Alavancar vendas no e-commerce
De acordo com estudos da E-commerce Brasil no primeiro semestre de 2019 o e-commerce teve crescimento de 12%, representando um faturamento de R$ 26,4 bilhões.
Portanto, podemos afirmar que manter os dados dos seus clientes atualizados pode te ajudar a vender mais. Com o tratamento de dados, o seu e-commerce vai ter informações mais assertivas quando executar uma estratégia de marketing.
De fato, o tratamento de dados para o e-commerce é fundamental. Todos os dias centenas de pessoas preenchem seus dados em sites e realizam compras online, pra uma estratégia bem-sucedida é necessária a confirmação dos dados, pois na hora da digitação acaba saindo algum número ou letra errada.
Mailing para prospecção de empresas
Prospectar novos clientes não é um trabalho tão simples, é necessário avaliar diversas informações como o Ideal customer profile (ICP) e persona, para começar a pesquisar todos os dados necessários, como telefone, endereço, o nome do contato e depois entrar em contato.
Pode ocorrer, da sua empresa ter uma base de dados, mas com o passar do tempo ela fica desatualizada. Por isso o tratamento de dados é importante, para atualizar e limpar qualquer base, independente dela ser nova ou antiga. Visando sempre resultados melhores e uma prospecção bem executada.
Saiba mais: Validação de e-mail
Padronizar informações
Você já planejou uma campanha, criou todo o passo a passo para sair perfeita e na hora de usar a base ela estava extremamente desorganizada e desatualizada?
Desanimador não é mesmo? O que fazer? Usar ela assim mesmo e correr um grande risco de ter resultados negativos em sua campanha, devido as informações inexistentes ou fazer um tratamento de dados?
A qualidade da sua base de dados é uma das etapas mais importantes na hora de uma estratégia, por isso ela passar pela padronização é fundamental. Com o auxílio dessa solução, ela passa por um tratamento de personalização conforme sua necessidade, corrigindo espaços indevidos, letras em caixa alta ou baixa, com isso você tem uma base solida e eficiente.
Enriquecimento de dados
O que você faz quando sua empresa possui uma base incompleta? Saiba que nenhuma base é descartável, mesmo que faça meses ou até mesmo anos que ela foi criada.
Nesse caso o ideal é ela passar por um tratamento de dados para ser enriquecida. Mas, como assim?
O enriquecimento de dados faz um cruzamento de informações completando ou adicionando alguns registros da base que estão incompletos e tem como objetivo a eficiência na hora de trabalhar com os com dados corretos e atualizados.
Otimizar seu tempo na hora da cobrança
O Call Center é um dos setores mais afetados com dados desatualizados.
Imagine só, você ter que ligar para 10 números diferentes na tentativa de falar com uma única pessoa e muitas vezes não conseguir, horrível não é mesmo?
Não só pelo fato de ter perdido tanto tempo, mas também dinheiro. Cada ligação tem um custo e na pior das hipóteses, não obter nenhum retorno por não ter encontrado o devedor.
Por isso é tão importante fazer um tratamento de dados na base que será utilizada para cobrança. Muitas vezes o devedor passou o telefone errado ou apenas trocou de número.
Através do tratamento de dados sua base passará por uma análise e terá confirmações das informações do seu contato, otimizando o seu tempo e dinheiro, pois não vai desperdiçar tanto ligando para pessoas erradas.
Como vimos nesse artigo o tratamento de dados é importante por diversos motivos e ocasiões, independente do seu ramo de atuação, tamanho da empresa. Ter dados atualizados é fundamental para ter estratégias bem-sucedidas!
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