A análise de crédito é uma etapa muito importante nas relações comerciais, especialmente diante de cenários econômicos turbulentos.
Os procedimentos de verificação protegem a empresa da inadimplência e são, portanto, fundamentais para garantir a saúde financeira da organização.
Porém, para que a análise de crédito funcione como uma ferramenta eficaz contra devedores, é fundamental que o processo seja realizado da maneira correta.
Neste artigo, vamos explicar como sua empresa deve efetuar essa operação.
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O que é análise de crédito?
A análise de crédito é feita para clientes que desejam efetuar um pagamento a prazo ou um financiamento.
No primeiro cenário, a empresa disponibiliza um pagamento em dinheiro ao cliente e escritura um valor equivalente a receber, geralmente acrescido de juros.
Já na segunda situação, é feito um planejamento sobre como os recursos serão utilizados e a finalidade. Assim, quando uma empresa concede o financiamento, ela pode avaliar a fundo a probabilidade de retorno ou não do valor disponibilizado.
Isso quer dizer que, quando uma instituição oferece um crédito ou a opção de financiamento para o cliente, ela assume um risco.
Por esse motivo é que a análise de crédito não apenas se faz necessária, como deve ser feita criteriosamente e com muito cuidado.
Caso contrário, a organização terá que arcar com um prejuízo que pode comprometer seriamente o setor financeiro.
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O que é análise de crédito para pessoa jurídica?
A análise de crédito para pessoa jurídica é uma avaliação minuciosa de informações que configuram o cenário financeiro de uma organização que solicita um crédito. Esta análise crédito pessoa jurídica verifica a capacidade do cumprimento da promessa de pagamento para validar ou reprovar um pedido de concessão.
Para fazer uma análise de crédito para pessoa jurídica sua empresa deverá:
- Analisar o perfil econômico da organização;
- Cruzar suas informações financeiras;
- Verificar a aprovação ou reprovação do crédito;
- Definir limites.
O pedido de empréstimos, financiamentos e equivalentes levam em consideração diversos quesitos. Um dos mais relevantes é o score de crédito.
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Quais são os critérios para análise de crédito de pessoa jurídica?
1. Combinação de informações do perfil
Um processo de concessão de crédito não é uma tarefa que leva em consideração apenas o objetivo da empresa ou o perfil do cliente. A empresa deve ter bem definido, em uma política de crédito, qual é o tipo de prospect que quer atrair. Isso também vale para a situação contrária, ou seja, definir qual é o tipo de cliente que não quer em sua pasta.
2. Classificação dos clientes
Clientes não podem ser definidos como bons ou ruins, apenas. Dessa forma, a classificação limita a negociação. O cliente pode estar passando por um momento ruim, em que está temporariamente com suas contas comprometidas. Ou mesmo, por ter sido classificado como “bom”, em uma análise pouco aprofundada, e causar problemas futuros.
A empresa deve criar uma classificação criteriosa por meio de uma pontuação flutuante. Ou seja, que vai mudar conforme o comportamento do cliente. Com isso, não haverá uma definição específica para o mesmo cliente sempre.
3. Construção de crédito por análise
O crédito deve ser definido de acordo com cada análise. Algumas empresas já trabalham dessa forma, em que cada solicitação é analisada individualmente. O problema, nesse caso, é que o processo pode gerar gargalos para a equipe. No entanto, o ideal é fazer individualmente, porém, de forma ágil, automática e confiável, sem a intervenção da subjetividade dos analistas.
4. Mapeamento de oportunidades e ameaças
Como identificar o perfil de um cliente que oferece risco ou daquele considerado como uma oportunidade? Por meio do mapeamento. Essa ferramenta permitirá que a empresa defina se a análise de crédito da pessoa jurídica será positiva ou não. Além disso, a companhia poderá ofertar seus melhores produtos ou possibilidades de crédito para os clientes classificados como oportunidade.
Soluções Unitfour
Reocupação de crédito pode ser muito desafiador, principalmente quando não se tem dados atualizados ou ferramentas necessárias para localizar clientes inadimplentes (Localizar cliente pelo CPF).
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