Desde 2004, em mais de 200 países, o dia 7 de fevereiro é dedicado ao Dia da Internet Segura com a finalidade de conscientizar as pessoas a respeito do uso da web e telefones celulares, principalmente aos jovens e adolescentes.
O acesso à internet facilita muita coisa no nosso dia a dia sem dúvidas, mas com o avanço da tecnologia temos também seus perigos recorrentes, como: hackers, fake news, vazamento de dados e senhas, phishing (envio de e-mails falsos), etc.
Com isso, separamos 5 dicas de como deixar a Internet um local um pouco mais seguro:
1 – Mantenha o antivírus e o sistema operacional do seu computador sempre atualizados
Para maior segurança, um bom antivírus precisa estar instalado em seu computador e é importante mantê-lo sempre atualizado, os antivírus criam bloqueios contra ameaças virtuais e protegem seu computador e dados contra possíveis malwares.
2 – Tenha senhas seguras
Usar a mesma senha em diversos sites pode colocar os seus dados em risco, afinal, se um hacker descobrir a senha de uma conta conseguirá acesso a todas as outras com esta mesma senha. É importante também não deixar as senhas salvas no computador ou na rede, para que caso haja um ataque virtual cibernético você não saia prejudicado.
Tente manter o padrão nas suas senhas:
- No mínimo 8 caracteres;
- Pelo menos 1 letra maiúscula;
- 1 número;
- 1 caracter especial.
3 – Faça sempre um backup de seus dados
Um backup nunca é demais, né? Procure um pendrive seguro para salvar seus arquivos mais importantes ou deixe salvo na nuvem. A maioria dos dispositivos tem a opção de permitir que você faça backup de seus dados. Caso seu computador sofra algum ataque de vírus, você terá todo o seu trabalho, fotos e documentos a salvo.
4 – Cuidado com os downloads
Fique atento às fontes dos seus downloads. Verifique sempre o conteúdo que está abrindo, confira as URLs e sempre escaneie com seu antivírus o arquivo que está sendo baixado. Um download duvidoso pode acarretar em muitos problemas, pode acontecer de seu computador ser invadido e ter seus dados vazados ou instalar um vírus, por isso, todo cuidado ao realizar downloads desconhecidos em seu computador é pouco.
5 – Evite usar Wi-Fi público
Diversos estabelecimentos oferecem Wi-Fi com acesso gratuito, mas estes devem ser usados somente em caso de muita necessidade. Caso precise entrar em uma rede pública, evite acessar as suas contas e principalmente efetuar compras online. Dê preferência à internet de seu celular ou estabelecimentos fechados que ofereçam Wi-Fi com senha, para que não haja invasão ou vazamento de seus dados.
O home office e outras práticas de trabalho a distância, como espaços colaborativos e compartilhados, vieram para ficar e com isso, acabamos ficando mais vulneráveis se não cuidarmos de nossa segurança cibernética.
A Internet tornou-se muito importante e podemos usar sempre a nosso favor, desde que usada com consciência e cautela.
Faça parte também desse movimento e ajude a internet a ser um lugar mais seguro!