As tentativas de fraudes no e-commerce não pararam de crescer nos últimos anos. O fato de precisar apenas de alguns dados do cartão, como: número, validade e o código verificador (CVV), ajuda nas ações dos fraudadores, já que não é realizada uma avaliação rigorosa.
Você deve estar se perguntando, “O que posso fazer para evitar fraudes e proteger meu e-commerce?”
Proteger o seu e-commerce com um sistema antifraude é uma ótima forma de evitar esse tipo de prejuízo e neste artigo iremos te ajudar a entender como utilizar esse sistema a seu favor!
O que é, e como funciona um sistema antifraude para e-commerce?
Um sistema antifraude para e-commerce ajuda a proteger lojas virtuais contra fraudes e golpes, é um mecanismo que faz uso de diversas tecnologias de análise de risco, que cruzam dados do comprador e analisam padrões a fim de identificar atividades suspeitas.
Esse tipo de sistema contribui para garantir a segurança de suas operações, já que determina se uma compra é legítima ou suspeita, assim evita prejuízos financeiros para o seu e-commerce.
Quais são os principais tipos de sistema antifraude para e-commerce?
A fim de proteger empresas e consumidores, os sistemas antifraudes fazem uso de uma série de mecanismos para detectar e prevenir fraudes e golpes. Alguns dos principais são:
- Análise Cadastral
Análise de dados pessoais padrão como: nome, data de nascimento etc.
É utilizada a tecnologia de geolocalização, que permite rastrear o local da compra e realiza o cruzamento de dados, o endereço de entrega tem que bater com o do cadastro.
- Device ID
Registro de dispositivos e redes seguras que o cliente acessa as informações e realiza transações.
- Quiz Antifraude
Funciona em formato de Quiz apresentando perguntas aleatórias sobre dados pessoais cadastrados pelo consumidor.
- Confirmação de dados
É realizado o cruzamento entre os dados cadastrados na loja virtual e os fornecidos e confirmados pelo próprio cliente.
- FaceMatch
É uma tecnologia de reconhecimento facial que funciona através da inteligência artificial. É utilizado em diversas áreas, como smartphones, equipamentos de segurança, caixas eletrônicos e etc
Quais os tipos de fraude e a importância do sistema antifraude?
Utilizando um mecanismo antifraude em seu e-commerce, você garante muito mais tranquilidade e segurança para seu negócio, reduzindo os riscos de prejuízos financeiros, chargeback e perda de clientes.
Destacamos os 3 tipos de fraudes mais cometidos nos e-commerces, sendo eles:
- Fraude efetiva: Neste tipo de fraude, uma compra é feita com um cartão de crédito que foi roubado ou clonado.
- Auto fraude: Esse tipo de fraude é feito pela má fé de um cliente. Ele realiza a compra, recebe o produto e depois solicita o estorno da mesma.
- Fraude amigável: O portador do cartão não reconhece a compra feita por algum amigo ou familiar e solicita um estorno antes de saber que alguém próximo a ele usou o cartão sem autorização.
Em todos os exemplos, a empresa terá prejuízos caso não conte com um sistema antifraude para e-commerce.
Vale a pena ter um sistema antifraude para e-commerce?
A utilização de um mecanismo Antifraude é claramente uma vantagem adicional para seu e-commerce. Esse tipo de medida de proteção, ajuda tanto o seu e-commerce quanto consumidor, que se sente mais seguro em comprar em sua loja.
Além de garantir mais agilidade e segurança para a sua rotina de trabalho, diminui a dor de cabeça de ter que lidar com situações de fraude e aumenta as chances de fidelização dos clientes.
Precisa de um sistema antifraude para e-commerce?
A Unitfour fornece o apoio para otimizar as operações de sua empresa, garantindo informações estratégicas com soluções necessárias para proteger seu e-commerce das tentativas de fraude e também agilizar os seus processos comerciais.
Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba mais sobre como o sistema antifraude pode beneficiar o seu negócio.
Desenvolvemos uma solução completa para detectar e solucionar casos de fraudes e atitudes suspeitas.
Telefone: (11) 3093-2665
Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.
Confira mais: Fidelização dos clientes | Face Match