A chegada do novo coronavírus fez com que muitas empresas adotassem ou ampliassem o uso de canais digitais no relacionamento com clientes – para vendas, dúvidas, reclamações, entre outras demandas.
Porém, de acordo com dados do TIC Empresas 2019, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a adesão aos aplicativos de mensagens já era vista como uma opção para empresas e clientes, inclusive desde o ano passado.
Segundo a pesquisa, os aplicativos de mensagens foram os protagonistas das vendas de empresas de todos os setores no Brasil. O relatório revela que 57% das empresas venderam pela internet no ano passado.
Os destaques são os setores da indústria, varejo, informação e comunicação, e alimentação. Apps como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger foram usados por 42% das empresas que venderam online para intermediar as transações.
Os outros canais mais usados foram e-mail (39%), redes sociais (20%), website da empresa (16%) e marketplaces (14%).
Usuários x empresas
É importante notar que o uso de apps de mensagem para intermediar transações é maior em empresas de menor porte, que são maioria no mercado brasileiro.
Os números mostram que as empresas que têm ao menos 250 funcionários usam mais seus próprios sites ou marketplaces – 42% –, enquanto as que empregam 10 a 49 pessoas usam menos essas ferramentas, sendo um total de 29%.
Nos setores em que a maioria das transações se deram entre empresas, como indústria e construção, boleto e transferência bancária foram as formas de pagamento mais usadas.
Já em segmentos que vendem diretamente ao consumidor final, como comércio e alojamento e alimentação, o cartão de crédito é a maneira mais comum de realizar pagamentos.
A pesquisa ainda mostrou quais são os principais entraves para as empresas que não vendem pela internet. O primeiro motivo apontado pelos empresários é a simples preferência pelo modelo de negócio atual, citada por 51%.
Outros motivos são a inadequação dos produtos para venda online (49%), alto custo de desenvolvimento e manutenção (38%) e a baixa demanda no online (36%).
Principais apps usados na intermediação de vendas on-line:
- 42% aplicativos de mensagens
- 39% e-mail
- 20% redes sociais
- 16% website próprio
- 14% marketplaces
Presença digital
Pouco mais de metade das empresas (54%) brasileiras declararam possuir um website, cenário estável na comparação com a última pesquisa, de 2017, quando 55% disseram ter uma página na internet.
Por outro lado, a presença nas redes sociais cresceu. Se em 2017, 71% estavam em alguma plataforma, em 2019 o índice chegou a 78%.
Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco:
Telefone: (11) 3093-2665
Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.
Leia alguns artigos para melhores informações