Já faz alguns anos que observamos as tecnologias de biometria, e entre elas o reconhecimento facial, ganharem espaço no setor financeiro, em especial no segmento de bancos digitais.
Estamos falando de um mercado que ultrapassou os US$ 3 bilhões em 2019 e que promete crescer 18% ao ano até 2026, de acordo com a Global Market Insights.
Em 2020, com a pandemia e as medidas globais de prevenção, a tecnologia foi alçada a um novo patamar.
De acordo com levantamento da FEBRABAN em parceria com a Deloitte, a biometria facial é investimento prioritário para 35% das instituições pesquisadas.
Então, vamos ao tema! Neste post, você entenderá a tecnologia por trás do reconhecimento ou biometria facial, suas aplicações, vantagens e riscos.
A tecnologia de reconhecimento facial
A tecnologia de reconhecimento facial é viabilizada pela inteligência artificial. Ela funciona por meio de um algoritmo de machine learning, desenhado para escanear e registrar vários pontos do rosto humano – como a distância entre os olhos, a estrutura do nariz e do queixo etc. – e treinado para ligá-lo a apenas um indivíduo.
Para identificar um perfil, a tecnologia compara a face humana escaneada com a imagem que ela já tem em sua base de dados, combinação conhecida como um para um. Há ainda a combinação de um para muitos, que determina se a pessoa escaneada tem ou não algum par na base de dados.
Vantagens do reconhecimento facial
Para um setor que entende a importância das novas modalidades em segurança melhor do que qualquer outro, o reconhecimento facial e demais soluções biométricas são vistos como um recurso promissor.
Não se trata mais de uma senha de acesso, mas de quem elas são. E de maneira muito conveniente, porque não requer memorização.
Vejamos alguns dos benefícios:
- Facilitar o onboarding e o atendimento ao cliente
- Minimizar a fricção na experiência de clientes
- Personalizar o atendimento em agências
- Aumentar a segurança de acesso a agências e terminais eletrônicos
- Reduzir fraudes ligadas a identidade e cartões
- Diminuir a necessidade de contato
- Desburocratizar, dar agilidade e escala a operações
- Gerar economia em relação a outros tipos de autenticação.
Reconhecimento facial em instituições bancárias será o novo normal?
Já sabemos que o reconhecimento facial deixou de ser tendência para virar realidade dentro das instituições financeiras e em vários outros setores.
Embora a confiança na tecnologia esteja aumentando, por ora ela ainda deve ser usada de maneira suplementar, junto com outros processos e não para substituí-los.
O refinamento e desenvolvimento da tecnologia devem continuar em curso, para elevar seu nível de maturidade.
Agora, a chave para o sucesso da tecnologia em instituições financeiras será criar sistemas que obedeçam a seus processos e se beneficiar das vantagens inegáveis da tecnologia sem infringir os direitos tanto de pessoas quanto de outros negócios.
Face Match
Nosso produto permite que você valide se o documento informado pertence a pessoa através do envio de uma selfie, evitando fraudes.
Compreendeu como funciona o reconhecimento facial? Então, compartilhe este post agora mesmo nas suas redes sociais e ajude seus seguidores e amigos a entender melhor essa tecnologia!
Saiba mais sobre Face Match
Entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar!
Telefone: (11) 3093-2665
Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.
Confira também: Tratamento e higienização de dados| Antifraude