O recebimento de ligações de empresas de telemarketing é recorrente e tem como objetivo realizar a promoção de vendas ou serviços através de contato telefônico.
A Anatel fornece uma lista onde consumidores que recebem muitas chamadas indesejadas podem bloquear essas ligações se assim desejar.
Neste artigo vamos te explicar o que é, e como funciona a famosa BlackList do Procon.
O que é o Blacklist?
Para entender o que é a Blacklist do Procon, primeiramente você deve conhecer a Lei “Não me Ligue”, decreto que deu origem a lista.
A lei “Não me Ligue” nasceu no dia 7 outubro de 2008, em São Paulo com o objetivo de oferecer a liberdade de escolha aos clientes que não desejam ser incomodados com ofertas de produtos e serviço através de chamadas telefônicas.
A Blacklist nada mais é do que uma lista de clientes que se cadastram no site do Procon e manifestam o desejo de não receber chamadas telefônicas de empresas de telemarketing.
Como funciona?
Os consumidores que não desejam ser incomodados com ofertas de produtos e serviços podem fazer o cadastro de até cinco linhas telefônicas podendo ser telefone fixo ou celular, no site do Procon-SP.
Após 30 dias do cadastro, as empresas de telemarketing e fornecedores de produtos ou serviços não poderão fazer ligações ou enviar mensagens para esses números.
As empresas estão sujeitas à multa administrativa, calculada de acordo com o art. 57, do Código de Defesa do Consumidor caso haja descumprimento da lei e denuncia por parte do cliente.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a BlackList do Procon,confira:
Pontos importantes:
- O cadastro no sistema deve ser realizado pelo site oficial.
- O número de telefone inscrito, permanecerá no cadastro por tempo indeterminado até que seja feita a solicitação de exclusão por parte do consumidor.
- O consumidor pode escolher quais as empresas que desejam manter ou bloquear o recebimento das ligações.
- Os consumidores devem realizar as denuncias sobre as empresas que descumprirem a lei através do site do Procon.
Devemos destacar que o bloqueio não se aplica para ligações recebidas de entidades filantrópicas, que buscam doações ou caso sejam realizadas ao consumidor para: confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças, realizar pesquisas de opinião, satisfação etc.
Como a Unitfour pode te ajudar?
É imprescindível que as empresas se atentem e façam as consultas nas blacklists e para isso, necessitam primeiramente de ferramentas que auxiliem nesse processo.
O InTouch é um dos melhores sistemas de busca e localização do mercado e através da consulta automatizada consegue obter diversos dados, inclusive o de verificação de telefone na Blacklist.
Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba mais sobre como o sistema Intouch pode beneficiar o seu negócio.
Então, gostou deste conteúdo?
UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.