Como saber se estar na hora de revisar sua estratégia de cobrança?
Sabia que, de acordo com os indicadores de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Brasil encerrou o ano de 2018 com um avanço de 4,41% no número de consumidores com contas em atraso, na comparação com 2017.
Fazer um planejamento rico em ações estratégicas é importante para garantir a lucratividade do seu estabelecimento.
Se você está com dificuldades de conseguir um retorno rentável positivo, é bom ficar alerta!
E por onde começar a planejar sua estratégia de cobrança?
Sabemos que cobrar clientes inadimplentes não é tarefa fácil.
É um trabalho que exige dedicação, tolerância e uma dose extra de flexibilidade para sair das dificuldades.
É importante pensar em como deixar sua equipe preparada para diversas situações que envolvem o consumidor e suas dúvidas.
Todo processo exige técnicas para chegar ao caminho do sucesso, mas engana-se quem acha que esse caminho precisa ser difícil. Na verdade, com mudanças acessíveis já é possível criar táticas inteligentes e perfeitamente descomplicadas.
Para começar a atingir melhores resultados, é indispensável conhecer cada um dos seus consumidores, garantir que cada dado que sua empresa tem sobre os clientes está correto, ter acesso a informações seguras e mostrar, de forma clara e objetiva, as opções de pagamento.
Ficou interessado em como desenvolver uma estratégia realmente rentável?
Confira nossas 7 dicas para otimizar sua cobrança e garantir o sucesso da sua equipe:
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Tenha empatia
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Coloque-se no lugar do outro.
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Por mais óbvio que possa parecer, é extremamente essencial ter empatia com a situação do outro.
É sua função mostrar opções para resolver a dívida, então nada mais inteligente que entender o seu consumidor e tratá-lo de forma especial.
Imagine que quem está devendo pode realmente está em uma situação complicada e não consegue fazer um planejamento para acabar com a dívida.
Essa é a oportunidade de criar um bom relacionamento, mostrar as opções que sua empresa pode fornecer e ganhar a confiança do outro, que, por sua vez, ficará interessado e seguro em fazer o pagamento.
Coloque-se na mesma situação que o seu cliente, saiba falar e também ouvir, pois só conhecendo exatamente todo o contexto, você poderá oferecer soluções eficazes para o problema.
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Crie uma régua de cobrança
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Esteja presente no dia-a-dia do seu cliente.
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Pense em como se fazer visto pelo seu cliente, estar presente e próximo para facilitar o caminho.
Organize seu calendário para se aproximar de seus clientes, você pode fazer ações de comunicação com sua carteira de clientes em datas específicas com lembretes sobre a dívida, data de pagamento, aviso de suspensão e acordos.
Verifique todos os dados que você possui sobre a dívida, avisos gerais e dias limites, assim você ficará preparado para fazer uma ação diferenciada.
Isso aproxima seu consumidor, que terá um aviso totalmente personalizado e humanizado e assim ficará mais confortável em fazer o retorno e começar uma negociação.
Veja mais em: https://unit4.com.br/enriquecimento-de-dados-fator-essencial/
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Localizar, informar e resolver
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Não deixe escapar nenhuma informação.
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É muito importante conferir os dados do cliente e consultar a dívida. Pois, como já falamos, quanto mais informado sobre o cliente, mais preparado você estará.
Mas, a vida acontece, não é mesmo?
As pessoas mudam de endereço, podem casar e mudar de sobrenome. Ou, o cliente já pode ter tentando um acordo anterior que não finalizou o pagamento e a dívida pode ter crescido, ou diminuído.
Enfim, muitas situações podem prejudicar o seu acesso aos dados do cliente e da dívida e como resolver?
Fácil!
Sua base de dados precisa estar sempre atualizada, de forma segmentada e assertiva, logo, é indispensável higienizar, enriquecer e tratar sua base de dados eliminando o problema de dados desatualizado e incompletos para ficar munido de bons argumentos e informar sobre a dívida corretamente e
Chegar a estratégia de cobrança precisa ser um processo eficaz e inteligente.
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https://noticias.unitfour.com.br/invista-em-atualizacao-cadastral/Ofereça opções de pagamento
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Enriqueça sua estratégia de cobrança.
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Uma vez que você conquistou a confiança do seu cliente, é importante oferecer facilidades para solucionar a dívida.
Afinal, você já entendeu que em muitos casos, a inadimplência acontece por falta de condições financeiras e não por falta de vontade de quitar o débito.
Faça três perguntas bem transparentes ao seu cliente para ajudar a planejar o pagamento:
- Você sabe o tamanho da sua dívida atual?
- Em quanto tempo você conseguiria eliminar a inadimplência?
- Quanto você pode pagar por mês?
Com as respostas, você pode criar um cenário mais estratégico e oferecer as opções de pagamento para parcelamento dentro da realidade do cliente.
É claro que será maravilhoso se o cliente puder pagar à vista – inclusive, é altamente recomendável oferecer essa possibilidade com descontos no valor total da dívida – mas, é essencial mostrar todas as alternativas mais atrativas.
Quando for sugerir, tenha em mente que precisa ser benéfico para ambos os lados. Só assim você chegará em acordo e eliminará o débito.
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Use a tecnologia ao seu favor
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Fortaleça sua base de dados.
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Já que é necessário criar uma rotina de localizar, informar sobre a dívida e oferecer as opções de pagamento, seguir esse roteiro não precisar ser algo difícil, mas, para isso, é necessário manter sua base de contatos ativa e organizada.
Tenha em mente que se não conseguir localizar o inadimplente rapidamente ou não ter acesso aos valores corretamente, pode prejudicar toda essa estratégia de cobrança que você está construindo.
Sendo assim, automatizar a atualização cadastral do seu negócio é importante pois além de dar mais agilidade no dia-a-dia também permite que nenhum dado seja cadastrado ou atualizado incorretamente.
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Independente da pergunta, tenha sempre soluções na ponta da língua
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Entenda a dor do seu cliente.
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É normal, em uma negociação, surgir muitas dúvidas do cliente e para você sobressair, esteja seguro das respostas!
Uma vez que você já tem acesso a todas as informações necessárias do cliente, fica mais fácil criar bons argumentos e tirar qualquer incerteza do caminho.
Pense em perguntas e respostas que costumam aparecer com mais frequência e crie estratégias para cada uma delas.
Além do mais, mostrar as melhores alternativas, passará segurança ao seu cliente.
Bons acordos podem surgir, esteja aberto e preparado para cada um deles.
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Crie um script, mas não robotize sua equipe
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Crie relações.
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Ao treinar sua equipe frise que por mais que situações de cobranças sejam parecidas, trabalhamos com diversos tipos de pessoas, por isso que a necessidade de estabelecer um bom relacionamento com cada consumidor individualmente, é urgente.
Seja educado não só em palavras, mas também em ações
Explique detalhadamente a dívida, mostre que você fez uma boa pesquisa sobre os dados do consumidor e do débito.
Uma vez que o cliente perceber que o atendente estar a par da situação, ele ficará seguro, se sentirá importante e muito mais à vontade para uma negociação.
Tem dúvida? Pergunte!
Pesquise, pesquise e pesquise.
Não deixe nenhuma informação sobre o cliente fora da sua base de dados, essa é a maneira mais correta de chegar a um bom acordo.
Dentro do seu script, crie perguntas para aquele determinado cliente, pode ser algo específico sobre a dívida, ou alguma mudança recente que você notou.
Ao fazer as perguntas personalizadas, você também tem a oportunidade de criar um vínculo afetivo com o cliente; quando seu cliente se sente valorizado, ele baixará a guarda e estará pronto para ouvi-lo.
Cobrar inadimplências pode ser extremamente estressante, tanto para quem cobra, quanto para quem é cobrado.
Ter a mãos as informações mais importantes é a maneira mais inteligente de humanizar o atendimento e oferecer soluções personalizadas.
Afinal, quando lidamos com pessoas, nada precisa ser engessado. Pelo contrário, quanto mais específico, mais certeiro.
E como seu negócio pode se destacar em frentes aos concorrentes?
Otimização é a palavra-chave!
Nossos produtos foram elaborados com alta tecnologia para garantir objetividade, prontidão e segurança para auxiliá-lo.
Como a UnitFour pode te ajudar?
Uma das vantagens de ser cliente Unitfour é que juntos podemos encontrar a solução certa para melhorar sua organização e otimizar seu tempo.
Com os dados corretos é possível garantir a assertividade, por isso que o fortalecimento de dados é tão importante para o posicionamento correto de sua empresa.
Na hora de ofertar seus serviços e produtos, é necessário conhecer o dimensionamento do seu mercado junto com sua comunicação que precisa ser clara e objetiva para chttps://www.unitfour.com.br/dimensionamento-de-mercado/hegar corretamente ao seu cliente.
Além disso, é importante proteger seu negócio com um bom sistema antifraude.
Nossos produtos:
- Datafour – Enriquecimento e higienização de dados em lote.
Sistema criado para acabar com os problemas de dados incompletos ou desatualizados.
- InTouch – Sistema de Localização.
Ferramenta desenvolvida para proporcionar acesso rápido e dinâmico a dados cadastrais atualizados. Saiba mais sobre nosso sistema de localização de devedores.
- CheckApp – https://www.unitfour.com.br/localizacao-pessoas-e-empresas/Quiz de confirmação cadastral com o melhor medidor de probabilidade de fraude.
Sistema para evitar prejuízos e burocracias para o seu negócio evitando possíveis fraudes e detectando atitudes suspeitas.
O mercado está em constante mudança e altamente competitivo. Por isso, acreditamos que a diferença para se destacar está em ter as informações mais corretas e completas.
Quer saber mais? Entre em contato: (11)3093-2665 ou pelo e-mail: contato@unitfour.com.br.