A Geolocalização já faz parte de nossas vidas e de maneira tão prática que nem percebemos.
Geolocalização: como funciona?
Pense na última vez que você estava em uma rua ou cidade desconhecida e precisou se locomover pelo local, chamou um motorista e não precisou colocar o endereço, apenas sinalizou a sua “localização atual” e o motorista chegou perfeitamente a você.
Mas, para chegar até você, o motorista usou um GPS, que mostrou sua localização.
E, ao entrar no carro, para garantir sua segurança, você compartilha sua localização real com um familiar ou amigo.
Viu só?
A inteligência da geolocalização mudou a forma de nos locomover, conhece novos serviços e também de conhecer os lugares.
Ainda mais do que isso, quando queremos descobrir um serviço próximo de onde estamos, logo jogamos em um buscador online e temos respostas dos mais próximos a nossa localização.
Além de facilitar ainda nos faz ficar perto das novidades.
Imagine o que não pode fazer pelo seu negócio.
Utilizando a Geolocalização como ferramenta
A Geolocalização, quando mesclada com as ferramentas certas, pode ser um instrumento extremamente inteligente para fechar acordos lucrativos.
Entenda cada vez mais as necessidades dos seus clientes e também como atendê-los de forma mais satisfatória.
Imagine estar exatamente onde seu cliente precisa ou poder fornecer um produto no local que mais precisa dele?
Pois é!
Engaje seu público estando cada vez mais próximo e conectado a ele.
Geomarketing
Esteja no lugar certo, na hora certa.
Imagine poder juntar estratégias comerciais junto a geolocalização para criar um plano de negócios cada vez mais assertivo?
Esse é o geomarketing, a maneira mais inteligente de potencializar os resultados do seu negócio e expandir sua divulgação junto ao seu público.
Com a ajuda do geomarketing é possível verificar todo o potencial de uma região.
Imagine, por exemplo, que você possui um restaurante e já firmou seus clientes, mas percebe que eles vêm de longe para consumir, se ficasse mais perto, poderia ter os mesmos clientes mais dias durante a semana.
Talvez, fosse mais interessante abrir uma segunda unidade para aumentar a oferta.
Mas como ter certeza que nova localização será rentável?
Dimensione o seu mercado
Fechar negócios exige sempre muito cuidado e planejamento.
Quando o assunto é expansão é altamente necessário aperfeiçoar a execução para evitar erros.
Fique atento sempre a dois fatores:
Perfil de empresas concorrentes: analise o porte, as estratégias usadas, como foi feita a expansão e identifique o perfil dos clientes.
Perfil da localidade: já que você tem a pretensão de colocar seu negócio em um endereço, é importante saber o perfil econômico do local e o quanto sua empresa poderá expandir naquela localização.
Tenha resultados precisos e inteligentes sobre a demanda do local, observe a taxa de abertura e fechamento de lojas, a concorrência local e também estipule o retorno das vendas dos concorrentes a partir de métricas dos setores.
Esteja preparado
Para garantir um retorno lucrativo, estude seu mercado e o perfil do seu público detalhadamente.
Tenha uma visão macro dos dados sobre o mercado e de toda a situação para identificar cada nova oportunidade.
Garanta que sua expansão seja feita de modo que otimize seu negócio e a qualidade de seus serviços.
Geomarketing funciona para o seu setor?
Geomarketing funciona para todos os setores que querem minimizar possíveis erros que causarão prejuízos financeiros.
Você precisa entender seu público e a localidade que deseja investir.
Quais sãos os hábitos? Quais negócios serão seus vizinhos?
Pois de nada adianta o melhor estabelecimento se seu público não frequentar a região.
O importante é entender a localidade e o perfil de seus clientes.
Aproveite as novas tecnologias que foram desenvolvidas e, agora, contribuem na tomada de decisões importantes e estratégicas.
Atraia seus clientes
A melhor maneira de ter uma comunicação eficiente é saber para quem você está comunicando
Certamente, você já ouviu falar em alguma rua que é conhecida por vender algum produto ou serviço.
Mais do que isso, você provavelmente conhece pessoas que saem de uma região distante para comprar um determinado produto em uma loja específica.
Diversos fatores podem contribuir para esse fenômeno, como anos de mercado, qualidade dos produtos e o bom atendimento do estabelecimento.
Para quem está começando, e ainda não pode contar com esse tipo de reconhecimento, existe a tecnologia de dados como grande aliada.
É importante poder contar com uma base de dados atualizada, afinal, ter contato com os clientes é um dos maiores desafios das instituições atualmente.
Na hora da venda, é comum fazer um cadastro do cliente, porém, com o passar do tempo, os dados ficam desatualizados ou perdidos. Conte com ferramentas de fortalecimento de dados.
Afinal de contas, caso você faça a mudança de endereço ou abra um novo negócio, é importante avisar seus clientes.
Explore oportunidades existentes de mercados
A Geolocalização te ajuda a olhar além
Você pode começar seu negócio em um nicho específico e depois perceber que pode expandir para outro.
É comum observar padarias que abrem um restaurante, ou um restaurante que abriu um segundo negócio, porém do mesmo segmento, alimentício, no caso.
As oportunidades são infinitas, mas para ser bem aceito, é preciso planejamento e estudo.
A Geolocalização pode te ajudar a explorar outros nichos de mercados mostrando novas segmentações.
É importante conseguir identificar se seu negócio é parte do mercado lucrativo da região, avaliar como seu produto será bem recebido e quão lucrativo será esse retorno.
Como a Unitfour pode te ajudar?
A Unitfour conta com equipe de analistas disponíveis para desenvolver e executar tarefas específicas e personalizadas para o seu negócio.
Temos a solução certa para identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar o desempenho de seus produtos e serviços, auxiliando a sua empresa na implantação de novos negócios ou migração de ponto comercial.
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