Quando falamos em internet e arquivos digitais, notamos que armazenar em nuvem, por um lado, é prático e melhora a guarda e manipulação dos dados. Mas também, pode ser um potencial fonte de furto de dados, caso não sejam tomadas algumas precauções.
O armazenamento na nuvem contribui, também, para a redução de custos. Afinal, não será mais necessário investir em um ambiente interno, com tecnologia de ponta e aquisição de licenças de software que podem resultar em custos elevados.
Partindo do princípio de que trabalhar com informações é fundamental para otimizar os processos de negócios e tornar a tomada de decisão mais eficiente, o ganho em comunicação entre todos os departamentos é outra vantagem que pode ser conquistada com a criação de um ambiente que permita aos colaboradores compartilhar e registrar os principais avanços dentro de um processo.
Confira nosso artigo de hoje e saiba um pouco mais sobre segurança no armazenamento de documentos na nuvem.
Um dos maiores fatores é a tecnologia em nuvem permitir o acesso a arquivos e execução de processos por qualquer dispositivo conectado à Internet, pois todos os dados são armazenados em uma rede. Outro fator é a segurança que o armazenamento na nuvem é capaz de oferecer, mesmo que de forma mais discreta.
Afinal, o que é armazenar os dados na nuvem?
O armazenamento na nuvem significa salvar seus dados em um espaço virtual, lembrando que este conceito se refere a um modelo em que é possível consultar, arquivar e executar diferentes tarefas pela internet. Isso permite que o usuário tenha acesso a seu conteúdo de qualquer lugar e a qualquer momento. Basta ter conexão com a internet.
Empresas especializadas em serviços de nuvem geralmente oferecem planos gratuitos, porém limitando a capacidade de armazenamento e o número de usuários simultâneos por conta. Esses planos geralmente começam a ser cobrados caso o usuário exceda o espaço oferecido ou tenha interesse em mais espaço que o plano gratuito ou algum tipo de serviço adicional.
Armazenamento de arquivos na nuvem é seguro?
Certamente pode-se definir o armazenamento em nuvem como um método de alta confiabilidade. As empresas que contratam esse serviço ainda ganham com agilidade, autonomia e melhor controle sobre as informações, o que representa maior produtividade, outro ponto de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.
Contudo, de pouco adianta contar com a segurança e confiabilidade do armazenamento na nuvem se o próprio ambiente corporativo não investir em melhores práticas de segurança, como:
- Proteção de e-mail;
- Criptografia de dados;
- Antivírus;
- Planos de recuperação.
Oriente os seus colaboradores sobre boas práticas e implemente uma Política de Segurança da Informação para garantir que todos sintam-se responsáveis pela segurança dos dados.
Verifique a confiabilidade do serviço antes de armazenar na nuvem:
Este é o primeiro passo, há serviços gratuitos e pagos. No entanto, também existem diferenças consideráveis entre eles, procure saber da empresa que está oferecendo a opção em Cloud.
Dependendo de sua demanda e objetivos, você pode escolher entre as modalidades de nuvem oferecidas.
Conte com boas opções de restauração de dados:
Embora armazenar na nuvem sugira especificamente um modo de manter os dados salvos em ambiente virtual, sem depender de máquinas ou equipamentos físicos que possam sofrer avarias ou danos, não está totalmente eliminada a possibilidade de haver certa perda de informações.
Portanto, ter um bom serviço que garanta recuperação das informações contidas em computadores ou demais dispositivos de forma ágil, a partir de qualquer lugar e hora, em caso de intercorrências, é essencial para maior tranquilidade e evitar problemas com a integridade dos arquivos.
Ressaltamos que é sempre importante garantir que suas soluções de tecnologia, como os softwares de gestão estejam em um banco de dados de qualidade e que ofereça as ferramentas especializadas para a estrutura do seu negócio.
Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco:
Telefone: (11) 3093-2665
Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.
Leia alguns artigos para melhores informações.
6 motivos pelos quais você deve investir em tratamento de dados.