Combater fraudes dentro de uma empresa pode ser um grande problema quando não se tem uma boa ferramenta de prevenção
Fraudes tem se tornado um fato cada vez mais comum no mundo inteiro, tendo em vista que a cada 14,8 segundos uma pessoa se torna vítima no país.
Hackers estão se aprimorando cada vez mais e combater esses golpes têm se tornado cada vez mais difícil.
Sua empresa já passou por algo assim? Se ainda não, tenha em mente que isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde.
Então porque não ficar por dentro do assunto para se prevenir desse tipo de ataque?
Acompanhe o texto do blog de hoje e confira nossas dicas de como evitar esse problema.
Se você é um lojista, com certeza já deve ter ouvido falar em antifraude. Mas o que é e por que você precisa desse tipo de solução?
Vendas online podem alavancar muito o seu negócio e fazer girar o estoque da sua empresa.
Com isso, é natural que lojas físicas, migrem para o e-commerce.
Mas para isso é necessário que você adote um bom sistema antifraude.
O crescimento do segmento de e-commerce no Brasil é um fato.
Já há alguns anos o Brasil tem se provado um país de peso e representatividade no comércio eletrônico da América Latina.
O brasileiro se adaptou rapidamente e passou a se sentir mais seguro para compras online.
Dessa forma, empresas têm trabalhado em campanhas exclusivamente para operações virtuais.
Desde o ano de 2001, compras de produtos em plataformas virtuais vem crescendo cada vez mais a cada ano que passa.
Segundo empresa especializada em dados do comércio eletrônico, a Ebit, em 2017, o faturamento em vendas online cresceu 8%, o volume de pedidos aumentou 5% e a quantidade e-consumidores rompeu a barreira dos 55 milhões.
Devido a essa realidade, esse problema costuma acontecer com maior frequência nos meios digitais.
Porém, acontece também nas bancas de concessão de crédito, promotoras e lojas de varejo.
A cada ano que passa esses números aumentam. Uma solução que muitas empresas estão adotando para evitar esse prejuízo, é trabalhar em sua base de dados com enriquecimento e higienização de dados.
Qual a razão de fraudes acontecerem?
As fraudes acontecem quando há algum vazamento muito grande de informações. Existem hackers especializados em roubo de dados de pessoas para realizar esse tipo de golpe. Eles costumam roubar dados muito sensíveis, como CPF, nome, endereço e dados de cartões que usam para efetuar compras online.
Dentro do mundo físico, é necessário digitar a senha do seu cartão em uma maquininha (POS) para efetuar uma compra. Já no mundo virtual, essa senha é substituída pelo CVV (código de verificação). Acontece que esse código também pode ser roubado pelos fraudadores, por isso as fraudes são mais comuns em lojas virtuais. Identificar se um comprador é de fato aquela pessoa, é um trabalho muito difícil para os lojistas.
Porém, o prejudicado não é apenas a vítima da fraude, mas também os lojistas que acabam recebendo um chagerback quando um cliente não reconhece uma compra.
Tipos de fraudes mais comuns
Para entender melhor como se prevenir desse mal, é necessário saber os tipos de fraudes que existem no mercado virtual:
Fraude amigável: Quando alguém próximo ao titular do cartão realiza uma compra sem permissão. Quando o titular pede o estorno, a loja pode ter que arcar com o prejuízo inicialmente, mas pode recorrer;
Autofraude: Quando o titular do cartão realiza a compra, recebe o produto e, depois, registra a cobrança como indevida. O lojista arca com o prejuízo, ficando sem o produto e sem o dinheiro;
Fraude efetiva: O cartão clonado ou os dados roubados vão parar na mão de uma terceira pessoa que realiza a compra e recebe os produtos. Assim que consta a cobrança, o titular pede o estorno do valor que precisa ser devolvido pelo próprio lojista, mesmo que o produto já tenha sido entregue.
Quem é o alvo?
Lojas online que vendem produtos facilmente comercializados são as que mais passam por esse tipo de situação. Os eletrônicos geralmente são os mais procurados nesse tipo de fraude. A facilidade de revenda e o alto preço dão um bom retorno para o fraudador.
Como funciona um sistema antifraude?
Mesmo que você tenha um profissional capacitado para a segurança e cuidar de todas as informações nos seus bancos de dados, se algo acontecer, é você quem será responsabilizado.
Por isso, sua missão enquanto dono da empresa (empresa antifraude) é escolher o melhor sistema antifraude para manter o controle de dados e garantir a segurança no check-out.
Uma das primeiras medidas deve ser reduzir o processamento de pontos de pagamento vulneráveis, como o armazenamento de números intermediários do CPF ou do cartão de crédito, por exemplo.
A utilização do Protocolo SSL para criptografar as informações de seu site ou o uso de tokens torna mais fácil proteger dados do cliente que está comprando.
Existem dois fluxos de uma análise antifraude, a análise automática e a análise manual:
Análise Automática: São efetuadas algumas rotinas de verificação como análise dos dados do comprador, do cartão de crédito e, em alguns casos, até dos dados do carrinho de compras e da loja que está vendendo os produtos.
Análise Manual: Geralmente, esse processo é baseado em uma análise visual dos dados e na confirmação do comprador. Essa confirmação pode ser feita até via telefone.
Soluções UnitFour
Diversas empresas enfrentam problemas com a falsa identidade de clientes. Para acabar com as inadimplências oferecemos as consultas e um sistema de solução antifraude que analisa os dados de seu cliente evitando o prejuízo de cair em golpes.
Faça consultas online através da nossa ferramenta ou pela integração via WebService, onde é possível confirmar dados com um dos serviços mais completos para análise de perfil que oferece.
InTouch
Com o nosso sistema de localização, você é capaz de montar sua própria esteira antifraude. Dentro da nossa ferramenta você consegue obter dados completos de clientes, leads e público alvo. Com ele você terá acesso a informações cadastrais completas de maneira dinâmica, prática e rápida.
Saiba mais em: https://www.unit4.com.br/produto/intouch
CheckApp
O nosso sistema levanta informações para análise antifraude e questões pessoais dos consumidores em formato de Quiz, com perguntas e respostas que só o cliente real saberia responder. Com base nesses dados, nosso sistema antifraude realiza uma avaliação de risco. Se necessário, um analista faz uma análise emergencial do caso, verificando a veracidade ou não da fraude que pode estar tentando ser concretizada.
Saiba mais em: Análise de risco CPF
Depois de ler o nosso conteúdo acima, com certeza você enxergou a importância de um sistema antifraude para sua empresa, ainda mais se tratando de um e-commerce, não é mesmo?
Não perca tempo e muito menos tenha um prejuízo financeiro dentro da sua empresa.
Saiba que você pode contar com a UnitFour para a segurança de seus negócios.
Além da ferramenta citada acima, possuímos outras soluções que podem auxiliar sua empresa em prevenção a fraude e tratar sua base de dados com informações atualizadas de seus clientes.
Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para a solução que a sua empresa tanto precisa.
(11) 3093-2665 – contato@unitfour.com.br
Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.