Aumentar as vendas do e-commerce não é simples como seguir uma receita de bolo. Não existe uma fórmula certa para cada empresa.
Porém, existem algumas estratégias que você pode adequar à sua rotina para alavancar suas vendas.
Quer descobrir ainda hoje como aumentar seus lucros?
Então acompanhe nossa matéria de hoje. Separamos dicas e informações preciosas para a sua loja decolar em vendas.
Ferramentas que auxiliam no aumento das vendas
Certamente você já sabe que o caminho para o sucesso de qualquer loja virtual é captar mais clientes, fidelizar aqueles que você já tem e, é claro, aumentar as vendas.
Mas como aumentar as vendas no e-commerce de maneira consistente, eficaz e significativa?
Como tudo no mundo do empreendedorismo, não existe fórmula mágica. Para aumentar as vendas do e-commerce, é preciso implementar um conjunto de estratégias eficazes.
Por sorte, a tecnologia está ao seu lado. Um e-commerce tem um alcance muito maior do que lojas físicas. Então, existe muito potencial para novos clientes. No entanto, fazer tudo que você precisa manualmente se torna ainda mais complicado.
Por isso é importante que você tenha como aliado em seus negócios os dois itens abaixo:
CRM
O CRM deve ser incorporado em todo o seu e-commerce e os dados coletados por ele serão usados em todos os setores da empresa. Inclusive, esse é um dos benefícios do sistema. Todas as áreas se beneficiam.
Com ele é possível você ter o domínio da jornada de compra do seu cliente, eficiência em seus processos, otimização da produtividade de sua equipe, sucesso do cliente e precisão na tomada de decisão.
Segmentação de e-mail marketing
Segmentar é direcionar o seu foco para um público específico. Com um público definido você consegue direcionar suas campanhas para as pessoas certas. Mantendo seu foco em um determinado tipo de cliente, você não perde tempo com disparos de e-mail incorretos.
Qual a vantagem de segmentar sua base de dados?
Quando uma base de dados comum é usada, todos os contatos são abordados sem distinção alguma. Isso, sem dúvida alguma, leva bastante tempo e agrega custo às ações.
Quando um mailing segmentado passa a ser usado, já existe uma triagem dos contatos, o que evita esforços com pessoas que não podem ser atendidas pelo seu produto ou serviço.
Um bom exemplo disso são os casos de empresas que trabalham com a venda apenas em uma região e com um valor elevado.
Ao segmentar de acordo com a localização e renda, a chance dos contatos recebidos se tornarem clientes é muito maior do que em um mailing comum, já que eles passaram por uma pré-seleção.
Confira também: Mailing de clientes
Como construir sua base de clientes?
Com o aumento da concorrência e o poder de barganha do consumidor online cada vez maior, as empresas estão numa corrida para criar uma base de clientes cada vez mais engajada. Esse é um desafio muito difícil e deve ser muito bem planejado para não desperdiçar tempo e dinheiro.
Existem diversas formas de trabalhar a captação de dados e aqui daremos algumas dicas de como executar essas ações de forma eficiente.
Box de Newsletter
Essa talvez seja uma das maneiras mais utilizadas pelos sites institucionais e varejistas online. Na home page do site e, se possível, nas páginas internas, é colocado um Box para captação de Newsletter. Essa box deve ser chamativa e bem explicativa, para que o usuário sinta interesse em participar.
Pop Up
Colocar um pop up anunciando um benefício para quem se cadastrar no newsletter é uma outra forma de captar contatos.
Muitos varejistas oferecem benefícios como 10% de desconto na primeira compra ou um valor para utilizar em compras. Essas ações, assim como o Box de Newsletter, devem ser integradas com a ferramenta de disparo de e-mail marketing.
Através dessa integração, o e-mail cadastrado é inserido diretamente na plataforma e é possível criar regras de relacionamento de boas-vindas para o novo cadastrado.
Essa é uma das ações que, quando bem executada, gera maior taxa de conversão!
Central de Atendimento
Caso sua empresa possua uma central de atendimento por telefone, chat ou outro canal, é muito importante treinar os atendentes a solicitar os dados dos usuários.
Esse contato deve ser bem executado para que não seja algo muito frio e que o usuário possa não ter o interesse em deixar seu e-mail. O atendente deve explicar de que forma será realizado o contato com o cliente, para que ele possa escolher, se desejar ou não, receber os informativos em sua caixa de e-mail.
O e-commerce em relação ao Covid-19
A situação tornou-se alarmante e tem demandado a união e cooperação do mundo todo, em todas as áreas. Todo o mercado sofreu e vem sofrendo os impactos do Corona vírus (Covid-19).
Sem sombra de dúvidas este é o momento onde todos precisam se reinventar e realmente agregar valor na decisão de compra do cliente, não entregar somente produtos, mas entregar uma experiência de compra.
Mas apesar dessa triste realidade, é uma boa hora para você criar campanhas de incentivo ao consumo online.
Com as pessoas ficando mais em casa e saindo apenas para o necessário, as compras virtuais estão crescendo consideravelmente.
Aproveite o momento para divulgar com Inteligência seus produtos e serviços.
Soluções Unitfour
Tratamento de dados como vantagem para as vendas do seu e-commerce
O tratamento de dados é um processo que mescla higienização e validação de dados. O processo de higienização serve para remover dados duplicados, normalizar informações, remover espaços em brancos e deixar a base seguindo um mesmo padrão.
Mas para um tratamento de dados ser efetivo, ele precisa tratar telefones, logradouros, número duplicados, prefixos e todos os outros dados relacionados a localização, por exemplo.
Além disso, ainda consegue resolver problemas como nomes duplicados e incompletos.
Confira também: Mailing para Vendas
Atualização de dados
Sua maior ferramenta para conhecer seu público-alvo são os dados. Se eles estiverem incorretos ou desatualizados como você terá sucesso em suas vendas?
A atualização de dados trás diversos benefícios a curto e longo prazo. É possível você ter uma melhor comunicação, otimização de tempo, aumento da satisfação, aumento da motivação e segurança em uma venda ou uma simples comunicação com seu cliente.
E não se engane ao pensar que apenas algumas empresas de segmentos específicos devem fazer uso, diversos setores precisam de dados de seus clientes atualizados e de um bom mailing.
Mas em qual empresa confiar para um trabalho tão sensível?
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