Geralmente, as pessoas que atendem o telefone não estão preparadas para receber uma proposta comercial. Você acaba ligando para o departamento de TI, quando na verdade, queria falar com o pessoal do marketing, compras, ou o próprio dono da empresa.
Então aí vão algumas dicas de técnicas de prospecção comercial por telefone para que essas ligações sejam mais eficientes.
Seja MUITO educado
Pior do que receber uma ligação que não tem relevância para você, quando se está no meio de uma atividade complicada, é receber uma ligação de uma pessoa mal educada.
Se por acaso você ligou para o departamento errado, as pessoas que te atenderem podem se encontrar nessa situação.
Nesse caso, a melhor saída é ser bem educado e agradar quem te atendeu. A pessoa que te atendeu tem que pensar “nossa que pessoa interessante, vou ajudá-lo com o que ele precisa” e assim, poderá fazer um esforço a mais para que você consiga falar com quem precisava.
Mesmo que sua ligação caia com a telefonista, ser agradável poderá, em alguns casos, te garantir o telefone de contato direto com a pessoa que toma decisões.
Se você não conseguir o telefone de contato direto, nem mesmo falar com quem precisava, na próxima vez que ligar ela lembrará de você e poderá fazer o esforço que faltava para te ajudar.
Persista
Uma das grandes virtudes de um bom vendedor é a persistência. Ser persistente pode ajudar em vários momentos.
A dica de vendas por telefone é: precisamos saber dosar essa persistência, temos que saber quando vale a pena, quando o esforço não será em vão.
Se você acredita que aquele contato é importante e não conseguiu o que queria na primeira, segunda ou terceira ligação, continue insistindo.
Garanta que a pessoa irá passar o recado
Se a pessoa que te atendeu não foi aquela que te interessava, o tomador de decisões, você precisa garantir que ela passe o recado de que você ligou (se esse for o seu interesse). Essa é uma importante tática de venda por telefone.
E aí que os atributos “bem educado”, “simpático”, “interessante”, entram em cena. As pessoas se lembram de gente interessante e você precisa despertar esse interesse naqueles que te atenderam.
Na hora em que desligarem o telefone, se o seu contato foi bacana, interessante, persuasivo, elas se lembrarão com maior facilidade.
Use outros meios de comunicação
Às vezes, uma empresa não tem políticas tão rígidas sobre passar os dados para contato direto, seja com o dono, diretores ou gerentes.
Então, aproveite a oportunidade da ligação e PEÇA outros dados para contato com quem você quer falar. Mande e-mail, mensagem no LinkedIn, enfim… Seja LEMBRADO!
A questão não é parecer chato, nem insistente, mas mostrar que você tem realmente interesse em fazer negócio com eles. Todo mundo recebe várias propostas comerciais de negócios mensalmente, então você precisa utilizar todas as técnicas possíveis para se destacar.
Vale mais a pena ser chamado de chato e conseguir a venda, do que um bonzinho sem resultados.
Escolha as melhores tecnologias
A tecnologia caminha de mãos dadas com o processo de televendas. E essa união é importante tanto para facilitar a rotina dos vendedores, quanto para baratear os custos.
Então, para finalizarmos nossa conversa, deixamos aqui 2 tecnologias que acreditamos serem essenciais para vender por telefone com sucesso.
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Telefone: (11) 3093-2665
Equipe UnitFour, informações certas de um jeito inteligente.